Nutrição

Os 11 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos

Os 11 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos
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Os Alimentos Mais Ricos em Carboidratos são uma forma de orientar aqueles que querem absorver ou se esquivar dos carboidratos. Além disso, evitar massas não significa que você necessariamente está evitando a maior parte dos alimentos ricos em carboidratos. Há uma série de alimentos que contém muito mais carboidratos do que um prato de macarronada, por exemplo.

É comum que muitas pessoas acreditem que massas são alimentos ricos em carboidratos e pobres em nutrientes. Embora seja verdade que a farinha branca é nula de todos os nutrientes que contribuem para a saúde, há uma grande variedade de grãos que são ricas fontes de fibras, nutrientes que contribuem para a perda de peso.

Nem todo carboidrato é igual, saiba reconhecer os carboidratos bons. Existem os carboidratos simples, com alto índice glicêmico, que são aqueles alimentos digeridos e absorvidos rapidamente, causando aumento brusco da glicose no sangue.

carboidratos

Esse pico de glicose no sangue provoca efeito rebote, que leva a uma queda brusca conhecida como hipoglicemia de rebote, acarretando fome após pouco tempo e aumento do apetite por alimentos doces e ricos em carboidratos.Alguns exemplos de carboidratos simples são: balas, mel, açúcar, macarrão, pão francês e arroz branco.

O que São Carboidratos?

Assim como o seu smartphone precisa de bateria para funcionar direitinho e cumprir as funções que você deseja, o seu organismo necessita de energia para trabalhar do jeito apropriado. E uma das formas de oferecer energia ao corpo, é justamente consumindo carboidratos.

É que depois de serem absorvidos, eles liberam glicose e fornecem combustível ao organismo. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como produtos laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras comidas feitas à base e deles. Além disso, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Então, confira agora os 11 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos:

1. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas de carboidratos totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

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2. Brócolis:

Outro dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons é o brócolis que contém um índice glicêmico de valor 20 e 7 g de carboidratos a cada porção de 100 g.

3. Batata-Doce:

O índice glicêmico da batata-doce é 44 e sua quantidade de carboidratos por porção de 100 g é de 20 g. Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte de carboidrato rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

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4. Pão Integral:

O índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

5. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara).

6. Pão:

O pão é um dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons quando é feito de farelo de fibras, porque aumenta o bolo alimentar. O farelo de trigo é um nutriente que contém proteínas, gordura, minerais e até mesmo uma porcentagem de água.

7. Tapioca:

Este alimento pertencente ao grupo de tubérculos é uma fonte saudável de carboidratos devido ao seu alto teor de amido. Por isso, a tapioca é pobre em colesterol.

alimentos ricos em carboidratos

8. Tomate:

O índice glicêmico do tomate também é 20, porém, sua taxa de carboidratos a cada 100 g é de aproximadamente 4 g.

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9. Arroz:

O arroz é o cereal mais consumido no mundo depois do trigo. Além de ser econômico, é um dos alimentos mais ricos em carboidratos, aproximadamente 80%. Portanto, é uma fonte ideal de energia antes do exercício físico.

10. Cereais Integrais:

Os cereais integrais são carregados de carboidratos de baixo índice glicêmico, que funcionam como o combustível necessário para realizar várias atividades.

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11. Iogurte Desnatado:

O índice glicêmico do iogurte desnatado é 33, faz parte dos Alimentos Ricos em Carboidratos. Um potinho de 160 g do produto da marca Nestlé apresenta 7,8 g de carboidratos.

O conteúdo deste artigo foi extraído do www.naturalcura.com.br que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

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