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As 5 Maneiras de Controlar a Pressão Arterial Elevada

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As 5 Maneiras de Controlar a Pressão Arterial Elevada de forma simples. Além disso, a hipertensão arterial, clinicamente conhecida como hipertensão, é a mais comum de todas as condições do sistema circulatório. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças definem a Pressão Arterial como a força do sangue que empurra as paredes das artérias que levam o sangue do coração para outras partes do corpo.

dicas para controlar a pressao arterialUma leitura normal da Pressão Arterial é inferior a 120/80 mm Hg. É normal que a pressão sanguínea suba e desça ao longo do dia, mas quando sua Pressão Arterial permanece consistentemente alta por um longo período, você sofre de pressão alta.

A hipertensão é definida no Manual Merck como a elevação sustentada da Pressão Arterial sistólica de repouso (≥ 130 mmHg), Pressão Arterial diastólica (≥ 80 mmHg) ou ambas. Segundo a American Heart Association, cerca de 77,9 milhões (1 em cada 3) adultos nos Estados Unidos têm pressão alta. Foi listado como uma causa primária ou contribuinte de morte em cerca de 348.102 dos mais de 2,4 milhões de mortes dos EUA em 2009.

Em todo o mundo, estima-se que a pressão alta cause 7,5 milhões de mortes, cerca de 12,8% de todas as mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde. É importante manter seu nível de Pressão Arterial normal, pois a pressão sanguínea elevada é um importante fator de risco para doença coronariana e um acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, que leva à morte.

A hipertensão arterial geralmente não é algo que você pode sentir ou perceber, e pode não ser diagnosticada, pois geralmente não há sintomas. É por isso que esta condição é conhecida como “assassina silenciosa”, e é importante que você faça a sua Pressão Arterial ser checada regularmente.

Se você foi diagnosticado com pressão alta, seu médico pode prescrever medicação para diminuir seus níveis. Além de tomar remédio, existem muitas dicas de estilo de vida que podem ajudar a reduzir a Pressão Arterial. Veja Agora As 5 Maneiras de Controlar a Pressão Arterial Elevada:

1. Perder Peso Para Controlar a Pressão Arterial Elevada:

Emagrecer e controlar o peso é muito importante, pois existe relação direta entre o peso e a pressão, que costuma aumentar nas pessoas acima do peso.

Além de diminuir a gordura total do corpo, também é muito importante a redução do tamanho da circunferência do abdômen, pois a gordura abdominal representa um grande risco para doenças cardiovasculares, como infarto.

Para garantir um peso controlado, é necessário estar com um peso que corresponda ao índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9mg/kg2, o que significa que a pessoa tem a quantidade ideal de peso para a sua altura. Entenda melhor o que é este cálculo e saiba se está acima do peso em o que é e como calcular o IMC.

Já a circunferência abdominal, medida com uma fita métrica na região da altura do umbigo, deve estar abaixo de 88 cm na mulher e 102 cm no homem, para indicar uma gordura abdominal na quantidade segura para a saúde.

2. Adotar uma Dieta Estilo DASH Para Controlar a Pressão Arterial Elevada:

A dieta estilo DASH propõe uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e derivados do leite, como iogurte natural e queijos brancos, e pobre em gordura, açúcares e carne vermelha, o que comprovadamente contribui para o emagrecimento e controle da Pressão Arterial.

Também é importante evitar o consumo de alimentos enlatados, em conserva ou congelados prontos para o consumo, pois contêm excesso de sódio e conservantes que levam ao aumento da pressão, devendo ser evitados. Além disso é importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado, equilibrado e permitir o funcionamento adequado dos órgãos.

3. Consumir Menos de 6 g de Sal por Dia Para Controlar a Pressão Arterial Elevada:

É muito importante controlar o consumo de sal para que seja ingerido menos de 6 g de sal por dia, o que correspondente a 1 colher de chá rasa, e equivale a 2 g de sódio. Para isso, é necessário observar e calcular na embalagem dos alimentos a quantidade de sal presente, além de evitar usar o sal para temperar a comida, devendo-se preferir o uso de especiarias, como cominho, alho, cebola, salsinha, pimenta, orégano, manjericão ou folhas de louro, por exemplo. Saiba como cultivar e preparar temperos para substituir o sal.

A mudança dos hábitos alimentares pode reduzir até 10 mmHg da Pressão Arterial, sendo uma ótima aliada para evitar ou evitar doses mais altas dos remédios. Confira outras orientações da nutricionista de alimentos e cardápio de dieta para controlar a hipertensão.

4. Praticar Exercícios 5 Vezes por Semana Para Controlar a Pressão Arterial Elevada:

A prática de atividades físicas, de no mínimo 30 minutos a 1 hora por dia, 5 vezes na semana, é essencial para ajudar a controlar a pressão, reduzindo de 7 a 10mmHg, o que pode contribuir para evitar o uso de remédios no futuro ou para diminuir a dose dos remédios.

Isto acontece, pois os exercícios melhoram a circulação de sangue pelos vasos e auxiliam o bom funcionamento do coração, além de ajudar a controlar os níveis de hormônios que aumentam a pressão, como adrenalina e cortisol.

Algumas excelentes opções são caminhar, correr, pedalar, nadar ou dançar. O ideal é que também se associe um exercício anaeróbio, com algum peso, 2 vezes na semana, de preferência, após liberação médica e com orientação de um educador físico.

5. Abandonar o Cigarro Para Controlar a Pressão Arterial Elevada:

O tabagismo provoca lesões e comprometimento da função dos vasos sanguíneos, além de contrair as suas paredes, o que provoca aumento da pressão, além de ser importante fator de risco para diversas doenças cardiovasculares, inflamatórias e câncer. O cigarro não só está relacionado ao aumento da Pressão Arterial mas, em muitos casos, pode até anular o efeito dos remédios em quem já faz o tratamento.

Além disso, é importante que o hábito de beber bebidas alcoólicas seja controlado, pois também é uma causa de aumento da Pressão Arterial. Assim, o seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando a quantidade de 30 gramas de álcool por dia, o que equivale a 2 latas de cerveja, 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque.

Você sofre de pressão alta? Tem antecedentes familiares de hipertensão? Se tiver motivos para temer esta condição, prepare os remédios mencionados e aproveite suas propriedades.