Dicas de Saúde

As 12 Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade

As Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade são as melhores opções de como melhorar a saúde de forma natural e sem correr o risco de sofrer com efeitos colaterais. Além disso,  uma alimentação deficiente pode deixar o corpo mais suscetível a doenças. Por isso, fazer boas escolhas na hora de montar o prato é muito importante para evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Não é novidade que uma boa alimentação é essencial para a saúde de um indivíduo, inclusive na prevenção de uma série de doenças. Vale destacar que uma dieta balanceada garante um bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, confira As 12 Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade:

alimentos que aumenta a imunidade

1. Própolis:

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, por isso é uma das Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

2. Alho:

O alho é usado em vários preparos do nosso dia a dia e é uma das principais Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade. O que muitos não sabem é que o alho possui uma dose grande de selênio e zinco, que são essenciais para a melhoria do sistema imunológico. Para aproveitar o seu efeito benéfico consuma o alho cru. Mas colocando ele nos preparos, usando para temperar alimentos, mesmo que cozido, já ajuda o seu organismo.

3. Batatas Doces:

As batatas doces são alimentos que ajudam na imunidade atuando contra bactérias, vírus e outros invasores do corpo. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A. A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente essencial para a saúde da pele.

Uma das melhores maneiras de obter a vitamina A na dieta é através de alimentos que contenham betacaroteno (como batata doce), que no organismo se transforma em vitamina A. Pode ser utilizado em diversos pratos saudáveis, consumido como purê, assado ou crispy e até em receitas doces mais saudáveis, uma vez que tem o açúcar natural. Outras fontes de betacaroteno interessantes são o Melão, cenoura e abóbora.

4. Rúcula:

A rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso está entre as Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade. Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. A rúcula estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce. E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

5. Maçã:

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.

Experimente comer uma unidade de maçã ou beber um copo de suco 100% natural entre as principais refeições.

6. Gengibre:

O gengibre pode ser usado como tempero, chás, cozidos, sucos e em diversas receitas. Essa raiz poderosa ajuda o sistema imunológico porque mata bactérias e carrega uma boa dose de vitamina B6, além de ter vitamina C.

Se escolher consumir cru tenha cuidado, pois algumas pessoas tem sensibilidade ao gengibre e podem perder o sono. Nesse caso, consuma duas colheres de gengibre ralado durante a manhã.

7. Limão:

Um dos melhores Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade é o limão. O limão é uma fruta azeda, que tem uma acidez que ajuda a balancear o pH do organismo se consumida na medida certa. Consumindo o limão você aproveita os antioxidantes e a vitamina C da fruta, e que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico.

8. Acerola:

A acerola também é uma das Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade por ser rica em vitamina C. Além disso, a acerola possui potássio, uma dose baixa de carboidratos. Opte por consumir a acerola como é colhida da árvore.

A quantidade necessária de cada um desses alimentos vai depender do seu histórico médico e tipo físico, por isso, consulte o seu médico para saber quantas porções de cada um deles é necessário para aumentar a imunidade.

9. Couve:

A couve é usada em sucos detox justamente porque ela é uma folha faxineira e uma das Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade. Limpa o organismo de tudo o que tem de ruim e é um baita anti-inflamatório. Além disso, a couve ajuda na cicatrização e renovação das células. Ela é capaz de limpar o organismo de dentro para fora.

10. Tomate:

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

alimentos para imunidade

11. Aveia e Cevada:

Estes grãos contêm betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, por isso eles são Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade. Um estudo demonstrou que quando os animais consomem aveia e cevada são menos propensos a contrair gripe, herpes e até antraz. Em humanos, aumenta a imunidade, velocidade cicatrização de feridas e pode ajudar os antibióticos a funcionarem melhor.

12. Vegetais Verde Escuros:

Os vegetais verde-escuro, como brócolis, couve e espinafre, contêm ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Outros Dicas de Alimentos que Fortalecem a Imunidade que apresentam ácido fólico são o feijão, o cogumelo (shimeji) e fígado.

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.